Adiamento da obrigatoriedade do Jaé: passageiro terá dois cartões? Entenda como será a transição

Home  >>  Sem categoria  >>  Adiamento da obrigatoriedade do Jaé: passageiro terá dois cartões? Entenda como será a transição

Adiamento da obrigatoriedade do Jaé: passageiro terá dois cartões? Entenda como será a transição

9
jan,2025

0

O início da operação exclusiva do Jaé nos transportes coletivos de responsabilidade da prefeitura do Rio foi adiado mais uma vez. Até 1º de julho, os passageiros podem continuar pagando suas passagens com o Riocard. A prefeitura, no entanto, recomenda que os cariocas não deixem para realizar o cadastro na nova plataforma nos últimos dias.

Saiba mais: neta de idoso morto por bala perdida próximo ao Morro dos Macacos diz que avô ‘queria mais 24 anos, para viver até os 100’ Veja também: Eduardo Paes anuncia o adiamento do Jaé para julho e chama a Fetranspor de ‘máfia’

Veja como será a transição:

O novo cartão deve ser solicitado pelo aplicativo da empresa Jaé que deve ser baixado no celular. O usuário pode marcar de receber o documento num posto ou em casa. A partir de agora idosos estão insetos da taxa domiciliar de R$ 7,95.

A Jaé tem 11 lojas físicas pela cidade, onde passageiros podem fazer recarga, receber os bilhetes solicitados pela internet ou até mesmo buscar atendimento em caso de problemas no cadastro. O serviço será ampliado

Jaé será substituto do Riocard nos meios municipais — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Os pontos físicos da Jaé estão na Barra da Tijuca (terminais Alvorada e Jardim Oceânico); em Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 169); Campo Grande (Rua Aurélio de Figueiredo 41); Cidade Nova (Rua Afonso Cavalcanti 455); Deodoro (Terminal do BRT); Guaratiba (Terminal Pingo D’Água); Ilha do Governador (Terminal Aroldo Melodia); Madureira (Terminal Paulo da Portela); Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso 148); Taquara (Avenida Nelson Cardoso 905).

Pessoas com deficiência, doentes crônicos e estudantes receberão os cartões nas clínicas da família e nas escolas. Já os idosos precisam realizar seu cadastro: a orientação da empresa de bilhetagem é que isso seja feito de maneira on-line, com a opção de receber o cartão em casa. No entanto, por enquanto, esses usuários que já possuem o Riocard e têm direito à gratuidade podem continuar a usar o cartão que tiverem até prazo a ser definido pela prefeitura ,que pode ocorrer antes de 1º de julho. Os novos beneficiários serão cadastrados já no novo sistema.

Universitários e estudantes da rede federal com direito ao benefício deverão fazer a requisição via aplicativo. As instituições enviaram no fim do ano passado para a Jaé as informações de alunos com direito ao benefício. Basta informar o CPF no aplicativo, que já será identificado como beneficiário e terá o direito à gratuidade. Caso o CPF não esteja cadastrado, o aluno deve solicitar junto à instituição para que seu cadastro seja incluído.

Paes chama empresários de ônibus de mafiosos

E em meio ao anúncio da mudança o prefeito Eduardo Paes (PSD) empilhou críticas e recados públicos no que chamou de “dia do constrangimento”: reiteradamente chamou os empresários de ônibus de mafiosos, disse que luta contra a caixa preta nos transportes e cobrou um posicionamento do governo estadual.

— Estamos enfrentando uma turma que é uma máfia, que já fizeram tudo que vocês conhecem. Eles estão incomodadíssimos com isso. Mafiosos que fazem essa caixa-preta há muito tempo no Rio. Eles não vão nos deter. Vamos dar transparência a esse sistema e pagar um preço justo. Nós estamos tirando da mão dos empresários de ônibus as raposas, a possibilidade de cuidarem do galinheiro — disse Paes.

Durante a coletiva, Paes,obrou o governo estadual por não avançar nas tratativas com a prefeitura. Ele ressaltou a boa relação com Reis, mas que ele deve ter tido “um lapso de memória” e esperava não ter que mostrar os documentos para provar que desde 2021 conversa e pede auxílio do governo estadual para integrar os sistemas.

O prefeito também contou que já conversou com o governador Cláudio Castro (PL) sobre o tema e que havia recebido uma sinalização positiva nos encontros. Antes da coletiva, disse que recebeu uma ligação de Rodrigo Abel, secretário estadual do Gabinete do Governador, “reiterando o compromisso do governador”.

Paes ainda defendeu que o governo estadual adira a licitação da prefeitura que escolheu o Jaé — possibilidade, segundo Paes, expressa por Washington Reis.

— Quero crer que houve ali um problema e isso é que não viabilizou essa operação a tempo. Mas o governador reiterou hoje e acho que agora vai. Às vezes tem que ter um certo barulho para as coisas ficarem claras. Se eu fosse governador do Estado, eu não ficava na mão da Fetransport, mas aí é uma decisão dele— contou Paes, que completou : — Está falando aqui um prefeito que está iniciando seu quarto mandato. Eu nunca consegui fazer isso, agora eu consegui. E eles não vão nos deter. Eles não vão nos deter, não vão nos deter.

Mais recente Próxima Com cerca de 500 carcaças de carros abandonadas pelas ruas, Nova Iguaçu tem operação para removê-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *