Veja quais documentos separar para fazer a declaração do Imposto de Renda

Home  >>  Sem categoria  >>  Veja quais documentos separar para fazer a declaração do Imposto de Renda

Veja quais documentos separar para fazer a declaração do Imposto de Renda

14
mar,2025

0

A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (dia 13), o programa do Imposto de Renda 2025. O Fisco começará a receber as declarações dos contribuintes na segunda-feira (dia 17). Já aqueles que vão utilizar a declaração pré-preenchida precisarão aguardar até 1º de abril.

O primeiro passo é separar os documentos necessários para prestar contas ao Fisco. O EXTRA preparou um guia com tudo o que é necessário reunir para não se perder nos números e não submeter a declaração com erros ou inconsistências.

Nenhum dos documentos deve ser enviado com a declaração, mas tudo o que foi informado nela deve ficar disponível para o caso de solicitação de alguma comprovação pela Receita Federal. O órgão recomenda que os cidadãos guardem os documentos por até cinco anos.

Quais os documentos necessários para declarar Imposto de Renda?

Um documento fundamental para a declaração é o Informe de Rendimentos, no qual o contribuinte, seja trabalhador registrado ou prestador de serviços, recebe o comprovante emitido pela empresa onde trabalhou ou prestou serviços durante o ano-calendário de 2024.

O prazo limite para a entrega do informe de rendimentos pelas empresas terminou no dia 28, último dia útil de fevereiro neste ano. Confira a seguir a lista com outros documentos para preencher ou checar os dados do questionário se houver pré-preenchimento.

Como baixar o programa do Imposto de Renda 2025 no computador?

Para baixar o programa do IR 2025, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e, na sequência, basta clicar na opção “Baixar o programa”.

Em seguida, uma mensagem mostra o status de instalação do programa.

No site, o declarante só precisa escolher qual sistema operacional é compatível com seu computador. O programa está disponível para download para os sistemas operacionais Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *